Djet|Uadji|Wadj|Zet, possivelmente conhecido em grego por Uenephes ou ainda Atothis, foi provavelmente o quarto faraó da 1ª Dinastia egípcia, logo após seu [provável] pai, Djer. Seu Nome-De-Hórus significa Hórus Cobra ou Serpente de Hórus. Manetão denomina-o Uenefes e lhe atribui 23 anos de reinado, enquanto Wolfgang Helck acredita ter sido 10.

Sua Esposa Real foi sua irmã Merneith, que parece ter sido Regente após sua morte. É possível que uma mulher chamada Ahaneith tenha sido outra de suas esposas.

Detalhes do reinado de Djet estão perdidos nas lacunas da Pedra Palermo. No entanto, fragmentos de vasos e impressões de selos provam que houve atividades comerciais intensas com Síria e Palestina na época.

Ainda segundo Manetão, no tempo deste rei verificou-se uma grande fome no Egito e é dito que Djet teria mandado construir pirâmides próximas a Kokome, localidade que foi identificada com Sakara. Contudo, não se conhecem pirâmides deste período; a primeira pirâmide que surgiu no Egipto é habitualmente considerada como sendo a pirâmide do rei Djoser da III Dinastia.

Sabe-se que este rei liderou uma expedição ao Mar Vermelho, possivelmente com o objetivo de explorar as minas do deserto arábico.

No seu túmulo foi encontrada uma estela onde está gravado o nome do rei e que se encontra hoje no Museu do Louvre, sendo considerada como uma das mais belas expressões artísticas deste período. Esta estela deveria ser acompanhada por outra, sendo ambas colocadas no exterior do seu túmulo em Abidos.

Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Djet

http://en.wikipedia.org/wiki/Djet

Acessados em 11/01/2015e.v.